Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Vale a pena entrar com a revisional do carro?

há 7 anos

Em primeiro lugar, não se trata de negociação para saber se vale a pena ou não. A negociação deve ser feita antes da compra, e óbvio, não se pode efetivar uma negociação pensando em futuramente ajuizar ação revisional do contrato do financiamento do carro.

Assim, a revisão do contrato de financiamento (revisional) busca equilibrar a relação contratual já existente entre as partes, uma vez que nem sempre essa relação é justa, ou transparente, ou mesmo, proporcional, existindo casos em que a desvantagem para o consumidor é absurda.

Buscando coibir abusos, o Banco Central edita uma tabela http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/r/txjuros/?path=conteudo%2Ftxcred%2FReports%2FTaxasCredito-Consolidadas-porTaxasAnuais-Historico.rdl&nome=Hist%C3%B3rico%20Posterior%20a%2001%2F01%2F2012&exibeparametros=true com a finalidade de divulgar a taxa média de juros a que os bancos estão vinculados em determinadas datas (datas do contrato).


Por óbvio, os bancos trabalham com taxas médias de juros muito superiores àquelas autorizadas pelo Banco Central, chegando a casos em que essa diferença pode passar dos 50% (taxa de juros que deveria ser de 2,5 a. M. Passa dos 3.85% a. M.

Como exemplo do impacto que uma pequena diferença pode causar, imagine um cliente que adquire um crédito de R$50.000,00 para pagar em 60 vezes a uma taxa de 1.66% a. M. Quando na realidade a taxa de juros para aquela data do contrato deveria ter sido de 1.56% a. M. (diferença de 0,10% a. M.).

A diferença passa dos R$3.000,00 durante a contratualidade, isso falando de apenas 0,10% a. M. Pagos a mais pelo adquirente. Imagina em casos que a diferença é de 1% ou mais?

Isso sem tocar no assunto da famigerada Comissão de Permanência, na capitalização dos juros, nas cobranças indevidas de TAC e TEC, (que via de regra são muito superiores as taxas autorizadas pelo Banco Central), enfim, a conta (paga pelo consumidor) pode ser muito mais cara do que deveria.

Por essas razões, sempre consulte um advogado para verificar se a conta que você esta pagando é certa ou se você está sendo passado para trás.

[1] Imagem retirada da internet.

  • Sobre o autorDireito imobiliário
  • Publicações4
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações158
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vale-a-pena-entrar-com-a-revisional-do-carro/456088318

Informações relacionadas

Dr. José Sant'Ana Vieira., Advogado
Notíciashá 7 anos

Juros abusivos de carro financiado. Ação revisional !

Petição Inicial - TJSP - Ação Revisional c/c Consignação em Pagamento - Procedimento Comum Cível - contra Banco PAN

Petição Inicial - TJRS - Ação Revisional do Contrato de Financiamento com Pedido de Tutela de Urgência - Tutela Antecipada Antecedente - contra Banco J. Safra

Forlin Advogados, Advogado
Notíciashá 5 anos

Ações Revisionais: o que saber?

Tribunal de Justiça do Paraná
Peçahá 4 meses

Petição Inicial - TJPR - Ação Revisional do Contrato de Financiamento de Veículo c/c Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível - contra Banco PAN

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)